fbpx

7 sinais de que você está consumindo muito sal

De acordo com as mais recentes orientações dietéticas, recomenda-se tomar 2300 miligramas de sódio (1 colher de chá) por dia. No entanto, estima-se que o consumo médio diário esteja próximo de 3400 miligramas de sódio (cerca de 1 e 1/3 colher de chá). A ingestão excessiva de sal pode causar hipernatremia e levar a sérios problemas de saúde ao longo do tempo.

Nesta matéria apresentaremos uma lista dos sinais mais comuns que indicam que você provavelmente está comendo muito sal em sua dieta.

1. Inchaço

Se os seus anéis se sentirem um pouco apertados, seus pés estiverem inflamados ou seus olhos estiverem inchados pela manhã, provavelmente você está comendo muito sal. A condição em que seu corpo começa a reter água extra como resultado da alta ingestão de sal é chamada de edema e deve ser tratada com uma dieta muito restrita.

2. Sede excessiva

O sódio encontrado no sal ajuda a equilibrar o fluido em seu corpo. Quando você come muito sal, seu corpo precisa de mais líquidos para ajudar a limpar seu sistema, fazendo com que seus músculos e outros órgãos funcionem adequadamente. É assim que seu corpo corrige a relação sódio-água e beber água limpa é a melhor maneira de fazer as coisas voltarem ao normal.

Lembre-se de que não beber água suficiente pode forçar o corpo a extrair fluidos das células e isso pode desidratá-lo .

3. Alterações na micção

Como regra geral, o acúmulo de sódio no organismo causa sérias alterações na micção, o que pode ocorrer por dois motivos:

  • Consumir muito sal faz com que os rins trabalhem horas extras para tirá-lo do corpo. Isso pode levar a uma doença renal que geralmente faz com que a micção seja mais frequente com urina que parece clara ou completamente transparente .
  • Ter muito sódio em seu corpo pode ser o resultado da perda de fluido que muitas vezes leva à desidratação. Quando há uma perda significativa de água no corpo, a produção de urina diminui e fica espessa e amarela escura.

4. Dor constante nos ossos

O consumo de sal pode ser um grande obstáculo para ossos fortes. Quando você come muito sal de mesa comum, seus rins não podem eliminá-lo completamente e isso aumenta muito a perda de cálcio.Uma deficiência crônica de cálcio pode resultar em ossos fracos, problemas com os dentes e pode até mesmo causar o desenvolvimento de osteoporose.

5. Cãibras musculares

Manter o equilíbrio adequado de sódio e potássio é crucial para sua saúde, uma vez que esses elementos químicos são responsáveis ​​pela contração muscular. Se a balança está perturbada com o uso excessivo de um saleiro ou o consumo excessivo de alimentos salgados, você pode sentir cãibras musculares, pressão e dor.

6. Dores de cabeça persistentes

A ingestão excessiva de sódio aumenta o volume do sangue, de modo que ocupa mais espaço nos vasos sanguíneos. Essa expansão dos vasos sanguíneos causa pressão alta (hipertensão) e, como resultado, pode desencadear dores de cabeça severas.

7. Problemas cognitivos

A hipertensão causada pelo alto consumo de sal pode danificar as artérias que levam ao cérebro.Isso pode afetar sua capacidade de pensar com clareza e atrapalhar sua concentração nas tarefas diárias.

Além disso, a desidratação constante pode levar a pouca memória, sensação de cansaço e menor tempo de reação.

Bônus: como reduzir o consumo de sal

  • Fique longe de alimentos chamados ” salty six “: pão e pãezinhos, pizza, sanduíches e hambúrgueres, salsichas e carnes curadas, sopas enlatadas, burritos e tacos.
  • Evite alimentos processados ​​ou em restaurantes, pois eles geralmente são altos, não apenas em aditivos e conservantes, mas também em sódio .
  • Sempre observe o rótulo nutricional e verifique a porcentagem de sódio, é melhor escolher alimentos com 5% ou menos do valor diário de sódio por porção.
  • Experimente novos sabores! Em vez de adicionar sal, tente melhorar o sabor de suas refeições com ervas frescas ou secas , ou ácidos, como suco de limão e vinagre .

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.

 

%d blogueiros gostam disto: