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8 Sinais que apresenta o corpo quando tem deficiência de proteína

É bem sabido que as proteínas desempenham um papel vital no funcionamento de nossos corpos. E se você tiver uma deficiência deles, todos os seus sistemas sofrerão. Um estudo diz que cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem com essa condição, especialmente na África Central e no sul da Ásia, onde até 30% das crianças são afetadas por ela.

Como saber se você tem uma deficiência de proteína? Aqui no nós aprendemos sobre os sinais e sintomas relacionados a ele para que você saiba quando há um problema em seu corpo.

1. Desejo por comida

Se você está sempre com fome e tem desejos por alimentos ricos em carboidratos e açúcar, o problema pode ser que você tenha acesso ilimitado a alimentos altamente calóricos nos quais a quantidade de proteína é baixa.

2. Perda de massa muscular e dor nas articulações

Os músculos são a maior reserva de proteínas no corpo. Fraqueza muscular, dor e perda de massa são um sinal de deficiência proteica. Um estudo diz que isso é comumente encontrado em pessoas com idade legal, em quem este componente é essencial para o crescimento e manutenção muscular.

3. Problemas de pele e unha

Uma deficiência de proteína pode fazer com que suas unhas fiquem fracas, quebradiças e, em alguns casos, você verá faixas brancas e manchas marrons nelas.

A falta deste componente também pode afetar a pele, desde proteínas permitem a regeneração celular. Se isso acontecer, você perceberá que ele parece seco, escamoso e rachado.

4. Perda de cabelo

Nosso cabelo é feito de 90% de proteína, conhecida como queratina . Se você não conseguir nutrientes suficientes, seu cabelo pode perder peso e perder a cor. Isso acontece porque o corpo deixa de usar proteínas para coisas não essenciais, como o crescimento do cabelo, em um esforço para preservá-lo para outras funções.

4. Fígado gorduroso

O fígado gorduroso é um dos sintomas mais comuns de uma deficiência proteica e, se não for tratado, pode causar esteatose hepática, causando inflamação, cicatrização hepática e potencial insuficiência hepática.

Esta é uma condição comum em quem consome muito álcool, pessoas obesas e até crianças.

5. Maior risco de fraturas ósseas

Como os músculos, uma baixa ingestão de proteínas também pode afetar os ossos. O fato de não ter nutrientes suficientes leva a um enfraquecimento dos tecidos, o que aumenta o risco de fraturas ósseas. Isto é principalmente porque “as proteínas são necessárias para a absorção de cálcio e ajudam no metabolismo ósseo”, diz o Dr. Axé .

6. Privação do sono

Se você tem problemas para dormir ou sofre de falta de sono , é provável que tudo esteja relacionado a uma deficiência de proteína. Eles atuam como os blocos de construção do triptofano , um aminoácido que causa sonolência. Isso indica que devemos comer alimentos ricos em proteínas perto da hora de dormir para dormir melhor.

7. Disfunção Cerebral

É muito importante obter uma ingestão adequada de proteínas para apoiar o funcionamento saudável do cérebro . Se você sentir falta de motivação, falta de memória ou dificuldade para aprender algo novo, isso pode ser um sinal de que você é deficiente em proteína. Um estudo diz que a dopamina, epinefrina e serotonina são neurotransmissores que seu corpo precisa se concentrar.

De acordo com o Serviço Florestal do Departamento de Agricultura dos EUA, o consumo diário de proteínas para adultos é de 56 gramas por dia para homens e 46 gramas por dia para mulheres (que podem mudar se estiverem grávidas ou com menstruação). Em crianças, pode variar de 19 a 34 gramas, dependendo da sua idade.

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