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Com esses 8 sinais, você pode determinar se tem uma deficiência nutricional

O corpo humano é algo realmente complexo. Contém 60 elementos químicos e uma proporção perfeita de água, proteínas e minerais. Tudo isto é muito importante para a nossa saúde e, por vezes, quando um destes elementos está em falta, o nosso corpo envia-nos sinais que indicam o seu mau funcionamento, permitindo-nos saber e podemos fazer algo sobre isso.

Nesta matéria encontrará alguns sintomas das deficiências nutricionais mais comuns. Continue lendo para verificar se você tem algum deles.

1. Cabelo e unhas quebradiços

Isso pode ser causado por uma deficiência de proteína . A proteína é uma parte muito importante do nosso corpo. Nossos ossos, músculos, pele, cabelos e unhas contêm proteínas. É por isso que a deficiência deste importante elemento influencia todo o nosso corpo e pode causar sérios problemas de saúde. Os primeiros sintomas que podemos notar estão nas unhas, cabelo e pele.

As pessoas que comem carne regularmente têm poucas chances de enfrentar esses problemas. Além disso, lembre-se: existem muitas fontes vegetarianas de proteína, como feijão, nozes, ervilhas, quinoa, grão de bico, cogumelos, tofu, aveia e outras coisas.

2. Pele seca e rugas

Os ácidos graxos essenciais, especialmente o ômega-6, são muito importantes porque criam uma barreira para a pele contra a perda de água. Se você não receber doses suficientes, pode causar pele seca, o que causa rugas na pele. Sua pele pode ficar escamosa, com coceira ou rachada. Outros sintomas desagradáveis ​​são a caspa, a perda de cabelo e os olhos secos. Aquelas pessoas que fazem dieta e reduzem a ingestão de gordura estão em risco.

Não evite peixes gordurosos e use óleos de alta qualidade se você tiver algum destes sintomas.

3. Fadiga constante e fraqueza muscular

Estes são sintomas de deficiência de magnésio. Se você se sentir sobrecarregado, exausto, mesmo depois de acordar ou se cansar e enfraquecer sem fazer muito exercício, este é um sinal de que você precisa de alimentos ricos em magnésio em sua dieta diária.

Os melhores alimentos que são ricos em magnésio são: amêndoas, amendoim, sementes de abóbora, sementes de linho, sementes de girassol, sementes de chia, castanhas de caju e cacau.

4. Palidez

A pele pálida pode ser um sinal de deficiência de ferro, o que causa uma queda nos níveis de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Então, o sangue perde parte de sua cor e faz nossa pele e às vezes nossas gengivas, unhas, o interior de nossos lábios e pálpebras perdem sua cor natural e saudável. As pessoas em risco são: mulheres grávidas, pessoas que doam sangue regularmente, pessoas com dieta pobre e vegetarianos.

O fígado e a carne vermelha são muito ricos em ferro, mas se você não os comer, deve consumir mais espinafre, lentilhas e brócolis, além de tomar suplementos de ferro.

5. Acne ou erupção cutânea

Se você é um grande admirador de alimentos processados ​​ou álcool, pode sentir falta de zinco em seu corpo. A deficiência de zinco afeta todo o corpo e causa problemas nos intestinos e no sistema imunológico, que podem causar alergias e afetar adversamente a condição da pele.

Alimentos ricos em zinco são: ostras, carne bovina, cordeiro, frango, feijão, grão de bico, sementes de abóbora, castanha de caju, cogumelos e espinafre. Se você não ingerir zinco suficiente em sua dieta, você deve tomar suplementos especiais.

6. Ganho de peso repentino

Se você não consegue explicar seu ganho de peso, você provavelmente tem uma deficiência de iodo .O iodo é responsável pela produção de hormônios da tireoide que ajudam a controlar o seu metabolismo e, se os seus níveis estiverem baixos, seu corpo queimará menos calorias.

Não há muitos alimentos que contenham esse elemento, mas há muito iodo em algas marinhas, peixes (do mar), frutos do mar, laticínios e sal iodado.

7. Sangramento de gengivas ou feridas que curam lentamente

Se você tem esse problema, você provavelmente tem uma deficiência de vitamina C. Não é muito comum hoje em dia, mas existem grupos de pessoas que estão em risco, como mulheres grávidas, bebês, idosos e fumantes.

Não é difícil obter vitamina C suficiente se você comer uma dieta saudável e equilibrada. Uma grande laranja ou meia pimenta lhe dará uma dose diária desta importante vitamina.

8. Depressão

Se você se sentir deprimido, especialmente durante os meses de inverno, pode ser um sinal de deficiência de vitamina D. É muito comum e afeta principalmente pessoas que não recebem luz solar suficiente porque vivem em países onde o inverno é longo e o sol não aparece muito. Ter pele escura e excesso de peso torna ainda mais arriscado.

Se você não tiver a oportunidade de se bronzear, tome suplementos vitamínicos e coma alimentos ricos em vitamina D, como: salmão, fígado de bacalhau, arenque, sardinha, camarão, gema de ovo, atum, ostras e cogumelos.

Fazer um diagnóstico pode ser muito mais complicado. Um sintoma pode indicar problemas diferentes, deficiências diferentes podem se unir ou uma deficiência pode causar outra. Uma dieta saudável e um estilo de vida saudável são necessários para se sentir bem. E lembre-se, você é o que você come. Assim, além de combater os sintomas, procure encontrar e superar o motivo da doença real.

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