fbpx

O que é síndrome de burnout e como isso pode arruinar o teu bem estar físico, sua carreira e sua família?

Karoshi é a morte súbita no local de trabalho. Esse termo surgiu no Japão e é onde as estatísticas oficiais mais altas de mortes no local de trabalho são mantidas. Trabalhadores jovens e experientes e maduros são suscetíveis ao karoshi . Uma carga de trabalho pesada, estresse, depressão e relacionamentos tensos com colegas de trabalho e chefes é tudo o que pode levar, no mínimo, a problemas de saúde e, no máximo, à morte súbita. Outra causa do karoshi pode ser um desperdício emocional.

Nesta matéria apresentaremos o desgaste emocional e como evitá-lo.

O que é síndrome de burnout?

Uma eterna competitividade, uma alta intensidade de trabalho, contatos sociais frequentes, relações tensas com os colegas e exigências excessivas por parte do chefe, tudo isso, mais cedo ou mais tarde, leva ao desperdício emocional.

A síndrome emocional perdedora já foi oficialmente reconhecida e entrou na Classificação Internacional de Doenças. A doença é muito recente. Foi introduzido na psicologia moderna em 1974 pelo americano Herbert J. Freudenberger . O estresse emocional afeta não apenas a capacidade do ser humano de trabalhar, mas também ao longo de toda a sua vida. Pessoas de todas as idades e profissões estão expostas a esta doença.

Causas de desgaste

A principal causa do estresse emocional é o resultado do estresse no seu local de trabalho.
As fontes de estresse podem ser:

  • trabalho monótono;
  • ritmo tenso de trabalho;
  • falta de apoio material e moral, falta de elogios dos superiores;
  • crítica pessoal injustificada;
  • sentimento de subestimação e desnecessário no trabalho;
  • trabalhar em condições de espaços abertos.

Na área de risco de esgotamento facilmente caem pessoas propensas ao perfeccionismo, maximalistas, sonhadores, pessoas com maior responsabilidade e pessoas que abusam do álcool.Exaustão emocional não só pode causar sofrimento aos funcionários ou técnicos, mas também às donas de casa. Principalmente, aparece quando você para de avaliar seu trabalho.

Na verdade, as donas de casa fazem um trabalho monótono e rotineiro. Se as pessoas em volta consideram o trabalho doméstico como algo que damos por garantido e não fornecem apoio, então as mulheres podem ter exaustão emocional.

Fuja dos problemas

Se o trabalho não dá satisfação, a pessoa, consciente ou inconscientemente, tentará buscar esse prazer externamente e compensar as emoções positivas. Estes são alguns dos métodos de compensação:

  • dependência de compras;
  • álcool e drogas;
  • problemas de comer em excesso;
  • promiscuidade;
  • Esportes radicais;
  • jogos de azar.

Cada pessoa tem compensação de uma maneira diferente. Então, se você perceber a relação entre os problemas no trabalho e a terceira peça de uma torta no estômago, vale a pena pensar um pouco nas coisas.

Estágios de desgaste

Exaustão emocional não acontece drasticamente. Este é um processo longo que aparece sob a forma de um estado de esgotamento, fadiga física, redução da satisfação no trabalho e da vida em geral. O psicólogo Jerrold Greenberg define 5 estágios de exaustão emocional.

  • O primeiro estágio é uma lua de mel. O trabalhador está satisfeito com todas as tarefas atribuídas e leva todos com entusiasmo. Mas, à medida que o início da insatisfação profissional piora, traz menos felicidade, mas o estresse se torna maior.
  • O segundo estágio é a falta de combustível. É caracterizada por fadiga, apatia e problemas com o sono. O trabalhador pode perder o interesse pelo trabalho, a atração no trabalho na empresa começa a desaparecer e o nível de produtividade diminui.
  • O terceiro estágio são sintomas crônicos. Uma carga excessiva no trabalho leva ao desgaste, irritabilidade crônica, agravamento da maldade e agressão, um sentimento de desesperança e o empregado é afetado pela falta de tempo constante.
  • O quarto estágio é uma crise. As doenças crônicas se desenvolvem e pioram. A pessoa perde parcialmente ou completamente sua eficiência. Aumenta a insatisfação na qualidade de vida.
  • O quinto estágio derruba as paredes. Problemas físicos e mentais se tornam mais agudos.Existem doenças que ameaçam a vida. O trabalhador tem tantos problemas que sua carreira profissional está sob ameaça.

Se você se encontrar em um desses estágios de perda emocional, então provavelmente é hora de você tirar férias. Ou um período sabático.

O que é um período sabático e como isso ajuda

Do inglês, o sabático é traduzido como “pare de fazer algo, faça uma pausa” ou simplesmente um período sabático. O período sabático é um longo período de férias criativas que dura um ano ou dois, mantendo o local de trabalho. Tal descanso é necessário tanto para o trabalhador como para o empregador. Um trabalhador “desgastado” causa muitos problemas para a empresa. Isso tem baixa produtividade, comete muitos erros e pode arruinar a reputação da empresa.

Ao sair para uma pausa tão longa, você deve ter em mente os prós e contras. Entenda o que você quer fazer e como ficar por conta própria este ano e se vale a pena voltar ao trabalho. Em alguns países, essa tendência ainda não é tão popular. 29 por cento das empresas dos EUA praticar o período sabático. Algumas empresas europeias já assumiram a liderança nesta prática. Na Dinamarca, por exemplo, o período sabático está incluído no nível legislativo.

O sabático também tem outro rosto. Muitos daqueles que tiram um ano de folga sem sentir um sentimento de apatia e indiferença em relação ao mundo. Portanto, faça a si mesmo essa pergunta muito importante: a que desejo me dedicar e que resultado alcançarei? Talvez seja uma viagem, se mudar para outro país, cuidar de seus filhos, aprender novos hobbies, construir uma casa ou fazer jardinagem?

Se quiser saber mais sobre o assunto, pode ler mais clicando aqui: Importância do descanso e equilíbrio.

Como curar o desgaste

Fadiga emocional não só pode ser curada , mas também pode ser evitada. E não importa o quão trivial isso possa parecer, mas a nutrição adequada, esportes e um sonho completo é uma excelente prática para a prevenção da exaustão. Tente, mesmo uma vez por semana, fazer o que quiser. Defina suas prioridades e complete apenas as tarefas importantes e o restante, conforme necessário.

Tente fazer pausas entre grandes tarefas. Este conselho também é útil para as donas de casa. Para uma sopa preparada, você se sentirá muito bem para se recompensar com uma deliciosa sobremesa;Um piso esfregado é compensado com um capítulo de suas séries favoritas. Tais impulsos agradáveis ​​estimulam o trabalho mais rapidamente e melhor, e a fixação em algo bom dá satisfação e aumenta o interesse na vida.

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.

 

%d blogueiros gostam disto: